sexta-feira, 23 de novembro de 2012

A lamentável frase reducionista de Jaques Wagner sobre Joaquim Barbosa

O governador Jaques Wagner (PT) já teve seis anos de mandato como chefe do Estado da Bahia e outros tantos como deputado para demonstrar que, mesmo no improviso, é um homem de discursos inteligentes e bem elaborados que normalmente expressam pensamentos reveladores de sua autonomia política. 

Mas seria melhor que tivesse ficado calado a comentar a posse do ministro Joaquim Barbosa, ontem, na presidência do STF. Dizer que ela (a posse) “trouxe uma simbologia importante, pois (Joaquim Barbosa) é o primeiro negro a chegar à presidência da mais alta corte do país” e que, para a Bahia, (a posse) “é mais importante ainda, uma vez que é o estado com o maior número de afrodescendentes do país” é de um reducionismo tão pueril que chega a doer na alma. Veja governador, por exemplo, trecho de frase do excepcional ator Lázaro Ramos, um baiano da gema, que fez questão de ir à solenidade: – (Joaquim Barbosa) É um membro do STF que dialoga com o que a sociedade está esperando. Ou da atriz Regina Casé, baiana de coração: – Sem condições de igualdade, ele (Joaquim Barbosa) conseguiu chegar onde está. Ou então parte do discurso do também ministro do STF Luis Fux, lamentavelmente suprimido de última hora de sua fala: – Caminho sem volta rumo à auto-estima do povo brasileiro. Como disse Dora Kramer, a articulista de O Globo em sua coluna de hoje, “celebrá-lo (a Joaquim Barbosa) pelo quesito cor de pele é olhar só a parte de fora de uma obra sólida”.(Política Livre)

'Salve Jorge': Russo acusa Rosângela de roubo e a agride


Russo (Adriano Garib) parece resolver suas desavenças com as garotas de programa que gerencia na base da agressão. Assim, Rosângela (Paloma Bernardi) vai sofrer mais uma vez nas mãos do criminoso em Salve Jorge, da Globo.

Veja também:
Acompanhe o resumo das novelas aqui.

De acordo com a revista 'TiTiTi' desta sexta-feira (23), Rosângela (Paloma Bernardi) vai sofrer mais uma vez nas mãos de Russo (Adriano Garib), em Salve Jorge. De acordo com a publicação, tudo acontece porque a prostituta vai ganhar um relógio de um cliente conhecido, que já dormiu com ela quando a boate era em Madri, na Espanha.

Ao saber do acontecido, Russo vai ao apartamento da jovem, vê o objeto de valor e lhe dá uma bofetada, acusando-a de roubo. Ela se explica e diz que ganhou o mimo de presente e Walesca (Laryssa Dias) a alerta para tomar cuidado. Afinal, muitos clientes, quando estão bêbados, agradam suas contratadas com dinheiro e acessórios mas, depois, afirmam que foram furtados.(iBahia)

Médico nega estupro e diz que socorreu jovem para casa após mal-estar


O médico acusado de estuprar uma jovem de 19 anos em Feira de Santana, a 109 km de Salvador, prestou depoimento nesta sexta-feira (23) e negou ter abusado sexualmente da mulher. Apesar disso, com os indícios recolhidos pela polícia e com o resultado de um laudo pericial, Humberto Nilo de Araújo Filho, 34 anos, foi indiciado no inquérito e já foi transferido para o presídio da cidade, segundo o delegado Madson Sampaio, responsável pela investigação.
Sampaio agora tem dez dias de prazo para concluir o inquérito e enviar para a Justiça. O médico foi preso hoje em cumprimento a um mandado de prisão de preventiva. "Ele nega a violência sexual contra a vítima, nega até que ele havia praticado sexo com ela", diz ao Sampaio, titular da 2ª Delegacia. Mesmo com a negativa de Araújo Filho, um laudo apontou indícios de que a jovem de 19 anos praticou sexo na noite em que teria acontecido o estupro. Só outro exame irá determinar se a relação foi com o acusado.
O médico disse que no dia em que o estupro teria acontecido, no início de setembro, ele convidou a jovem de 19 anos para sair com ele e sua namorada, uma adolescente menor de idade. As duas garotas já haviam estudado juntos no colégio e eram conhecidas - ao contrário do que foi informado inicialmente pelo Correio24horas, ela nunca foi paciente do médico. Depois, os três foram para a casa do médico, no centro de Feira, porque a vítima teria passado mal."Ele a convidou para sair com a namorada, foram para o bar, e o resto é o que vocês já sabem. A moça diz que tomou um coquetel, uma bebida, e logo em seguida perdeu os sentidos. Ela acordou na cama dele e lembra de abrir os olhos às vezes e vê-lo em cima dela", diz o delegado.
Questionado pela jovem no dia, o médico garantiu a ela que nada havia acontecido e chamou um táxi para levá-la para casa. Mas quando ela chegou em casa os familiares se assustaram com o estado da jovem - dopada e falando sobre ter sido estuprada. Acompanhada de parentes, ela foi até a 2ª Delegacia no mesmo dia prestar a queixa.
Namorada adolescente confirma versão
A adolescente de 17 anos namorada do médico também prestou depoimento e confirma a versão do clínico de que os três saíram para se divertir juntos e nada aconteceu. O delegado diz que os boatos de que o médico usaria a namorada menor para atrair outras vítimas são infudados. Ele também diz que até o momento não há nenhum indício de que existam outras vítimas. "O único caso que chegou para nós aqui em Feira é esse", diz.

A polícia ainda aguarda um laudo toxicológico para determinar que substância foi usada para dopar a jovem.
O médico chegou a ser indiciado em 2009 por atentado violento ao pudor, quando foi acusado de ter acariciado uma adolescente de 15 anos dentro do hospital Ary Rodrigues, na cidade de Senador Guiomard, a 29 quilômetros de Rio Branco, no Acre. A jovem, que procurou o hospital alegando dores no abdômen, contou que teve as partes íntimas tocadas pelo médico. Humberto teria impedido a mãe da jovem, que a acompanhava durante a consulta, de entrar na sala da consulta.
O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) informou que o médico tem inscrição ativa no órgão e que denúncias são apuradas mediante abertura de sindicância. "Os médicos envolvidos são chamados para dar explicações e, havendo indícios de infração ao Código de Ética Médica, abre-se um processo ético profissional. As partes envolvidas terão direito à ampla defesa e contraditório, e se comprovado a culpa de algum médico, ele pode sofrer penas que vão desde a advertência confidencial em aviso reservado até a cassação do direito de exercer a profissão médica".
O órgão informa que se alguém se sentir vitimado pela atitude do médico pode denunciar o caso no Conselho.(Correio)

Jovem com 260 kg tem síndrome que provoca apetite excessivo, diz hospital


O jovem Francisco Araújo da Silva Junior, de 23 anos, transferido para o Hospital Roberto Santos para tratar a obesidade mórbida, tem uma síndrome que acarreta baixa estatura, fraqueza muscular, baixo QI (quociente de inteligência) e apetite excessivo, de acordo com avaliação de um endocrinologista da unidade realizada nesta sexta-feira (23).
De acordo com informações da assessoria do Hospital Roberto Santos, a Síndrome Prader-Willi é a responsável pelo grau avançado da obesidade de Francisco, que chegou ao local com 260 kg. Segundo boletim médico divulgado hoje, o paciente está "estável, respirando espontaneamente com reforço de oxigênio fornecido por meio de máscara e o quadro infeccioso está controlado".
O jovem foi transferido do Hospital Regional de Serrinha, a 173 km de Salvador, na manhã desta quinta-feira (22), para a unidade em Salvador.
Uma equipe especializada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi enviada de Salvador para Serrinha para ajudar a colocar o paciente em uma UTI móvel disponibilizada pela Secretaria de Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Uma equipe do Corpo de Bombeiros e voluntários também ajudou na transferência de Francisco para o hospital da capital baiana.
De acordo com informações da TV Bahia, foram necessárias 12 pessoas, entre bombeiros e voluntários, para colocar o paciente na ambulância num procedimento que durou cerca de 30 minutos.
Francisco luta contra a obesidade desde a adolescência, mas a doença se complicou nos últimos anos, de acordo com a mãe do paciente, que acompanhou o jovem até o Hospital Roberto Santos, onde ele deve ficar internado até dar início ao tratamento contra a obesidade.(Correio)

Mano é demitido da Seleção Brasileira: CBF anunciará novo técnico em janeiro

Mano é demitido da Seleção Brasileira: CBF anunciará novo técnico em janeiro
Uma reunião na Federação Paulista de Futebol (FPF), em São Paulo, decretou o fim do ciclo do treinador Mano Menezes no comando da Seleção Brasileira. 


Ainda não se sabe se o diretor de seleções da CBF, Andrés Sanches, continuará no cargo, mas o novo técnico será anunciado em janeiro. Com retrospecto de 21 vitórias, seis empates e seis derrotas, Mano, que estreou no dia 10 de agosto de 2010, já não agradava boa parte da torcida e imprensa, mas sua demissão veio justamente depois de um título, o bicampeonato do “Superclássico das Américas”, na última quarta-feira (21). 

Tite, do Corinthians, Muricy Ramalho, do Santos, e Luiz Felipe Scolari, ex-Palmeiras, estão entre os cotados.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Goleiro Bruno pede destituição dos advogados no 2º dia de julgamento do caso Eliza Samudio


O goleiro Bruno Fernandes pediu a destituição dos seus advogados de defesa Rui Pimente e Francisco Simim durante o julgamento do caso Eliza Samudio na manhã desta terça-feira (20), em Minhas Gerais. Segundo o portal G1, a juíza que preside o júri, Marixa Fabiane, negou o pedido do acusado por acreditar que ele foi feito como uma manobra para adiar o julgamento.
O argumento do goleiro é que ele poderia ser prejudicado, já que Simim também estava defendendo a ex-mulher de Bruno, Dayanne Rodrigues. 
Para evitar o adiamento, foi determinado que Dayanne deverá ser julgada em outra data. A juíza Marixa Fabiane também já tinha decidido que os três advogados do ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, deverão pagar uma multa de R$ 18.660 após abandonarem o júri na segunda-feira (19).
O segundo dia de julgamento do caso Eliza Samudio deve continuar com os depoimentos das testemunhas de acusação. A primeira pessoa a ser ouvida é João Batista, que presenciou o depoimento do ex-motorista do goleiro, Cleiton Gonçalves, antes do julgamento. Mais quatro testemunhas de acusação devem ser ouvidas ainda hoje (20). As testemunhas de defesa deverão ser ouvidas somente após o fim dos depoimentos. O julgamento está previsto para durar duas semanas.

Entenda o caso
O ex-goleiro do Flamengo é acusado pelo sequestro, cárcere privado, assassinato e ocultação de cadáver de sua ex-amante Eliza Samudio, 24 anos, em junho de 2010. A promotoria estima um prazo de 15 dias - ou mesmo de três semanas - até que o júri tome sua decisão sobre o caso. Ele e os outros réus negam homicídio.

Bruno é apontado como mandante do sequestro e morte de Eliza Samudio, com que teve um filho. Ele chegou ao Fórum de Contagem por volta às 7h45. Além de Bruno, serão julgados Luiz Henrique Romão, o Macarrão, e o ex-policial civil Marcos Aparecido dos Santos, o Bola.

Devido à falta de estrutura do fórum, a Justiça de Minas deverá impedir a entrada de pessoas comuns ao plenário e limitar o número de familiares dos réu. Apenas duas cadeiras foram reservadas aos parentes de cada um dos sete réus e à família de Eliza.

Das 120 cadeiras na plateia, nenhuma será oferecida às pessoas comuns. Contagem tem uma população superior a 600 mil habitantes e faz parte da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Além dos parentes, uma parte da plateia será destinada a jornalistas, outra para alunos de direito, e o restante para convidados da magistratura e do Ministério Público. Além de limitar o acesso, a Justiça também proibiu a transmissão ao vivo do julgamento.(Correio)


Antônio Cardoso, na Bahia, é o município mais negro do país

“Você é muito bonita, morena”, ouviu Mirian de um homem que tentava cortejá-la. “Morena, não, que isso não existe. Eu sou uma negra bonita!”, foi o que respondeu ela, filha da comunidade quilombola do Gavião, em Antônio Cardoso, a 145 quilômetros de Salvador, um tanto Agreste e um tanto Sertão.  
Hoje, Dia da Consciência Negra, e em todos os outros dias do ano, Mirian Jorge de Almeida, 29 anos, não tem qualquer pudor de se afirmar como de fato é: “Sou negra, forte, independente e trabalho para que os negros tomem conhecimento do valor de sua história”. 

Na cidade em que Mirian nasceu, mais da metade dos moradores já conhece o valor de sua história. Para ser mais preciso, 50,65% dos 11.554 habitantes de Antonio Cardoso se declararam negros no último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2010. O percentual coloca o município como único de todo o Brasil em que a maioria da população se vê (e se diz) negra. 

“Era pra ser muito mais. Cansei de entrevistar negros que ainda têm vergonha e se declararam pardos. Não podemos influenciar na pesquisa, só damos as opções”, revela a professora de redação Elaine Aragão, que atuou como agente de pesquisa do Censo.

Em Antônio Cardoso, a soma do percentual de pessoas que se declararam negras e pardas alcança 91,67%, oitavo do país. “Uma senhora disse assim: branca eu não sou, nem indígena. Preto é o cão. Então coloque parda”, lembra Elaine, não sem lamentar.

Hoje — e todos os dias do ano — a negra Mirian batalha para romper a lógica desta equação. Como integrante do Movimento de Jovens de Antônio Cardoso (Mojac), busca referências do passado para mudar o presente. “Negros que não se assumem são criticados, mas não lembro de nenhuma professora me dizer que eu era negra. Diziam que era morena”. 

Na visão de Mirian, nas escolas, o negro é colocado em papel secundário na sociedade. Para ela, não adianta agora querer “enfiar” na cabeça das crianças e dos jovens que os negros são bons “e pronto”. É preciso, diz ela, mostrar o outro lado da história para que as pessoas se orgulhem da própria identidade. 

Trabalho
Com o filho, quatro irmãos, mãe, avós, sobrinhos, tios e primos, Mirian ainda vive no Gavião, comunidade já certificada como remanescente de quilombo pela Fundação Palmares, do Ministério da Cultura. Na pouca terra que têm, os cerca de 500 moradores criam pequenos animais e plantam o essencial para a sobrevivência. Todos os dias do ano, brigam por espaço e oportunidades. 

“A escravidão só mudou de forma. Continuamos sem terra e temos que trabalhar para os fazendeiros. Eles deixam plantar alguma coisa pra gente, mas é só um jeito de trabalharmos de graça para limpar a caatinga e deixar o capim pro gado deles”, afirma Mirian. 

Sua posição é compartilhada por Ozéias de Almeida Santos, 29 anos, geógrafo que acaba de ser eleito vereador e será o primeiro membro da Câmara de Antônio Cardoso nascido em comunidade quilombola. 

Nativo da comunidade de Paus Altos, ele realiza pesquisas sobre os escravos da região e luta para que mais agrupamentos remanescentes de quilombos sejam certificados pela União. A sua já foi, mas outras, como Santo Antônio, Pêri e Tócos ainda aguardam na fila da burocracia.   

Os estudos de Ozéias mostram que a quantidade de negros em Antônio Cardoso está ligada à ocupação da região no final do século XIX. Em 1888, a Lei Áurea deu liberdade aos escravos mas não deu trabalho aos negros livres. Assim, muitos permaneceram nas fazendas dos velhos senhores labutando em troca de poder plantar algo para comer, exatamente como Mirian faz hoje. 

Escravos 
Ali se formaram quilombos de permanência, diferentes dos de refúgio, que abrigavam escravos fugitivos. “Aqui se juntaram escravos libertos das fazendas de fumo da região ou de fazendas de São Gonçalo, Cachoeira, cidades próximas. Eles trabalhavam como ‘rendeiros’, o que dava quase no mesmo que ser escravo”, observa Ozéias, que mora em Paus Altos com a mãe e cinco irmãos. 

Professor da rede estadual, Ozéias revela que alguns alunos estranham quando ele refere-se a si próprio como preto. De punho cerrado e mostrando o próprio braço para enfatizar o que diz, se expõe: “Nossa cor é preta. Olha aqui. Temos que ter consciência e nos orgulhar disso. Ainda há muitas feridas abertas. As pessoas mais velhas preferem o silêncio, mas, às vezes, o silêncio esconde muito. Está na hora de se expressar”. 

Hoje — e em todos os dias do ano — os negros de Antônio Cardoso se expressam através do resgate da memória, dos terreiros de candomblé, do samba de roda e da capoeira. Para o professor Telito Rodrigues, pesquisador da história local, o índice de negros vai crescer no próximo Censo. 

“Muitos negros tinham vergonha da sua história. Alguns não queriam estudar porque achavam que a escola não era espaço para eles. Mas isso já mudou. Os negros tomaram consciência do que são e do que podem fazer na sociedade. E é assim que tem que ser”. Então, que seja. Hoje e em todos os dias do ano.



Parteira perdeu a conta dos ‘filhos’ que tem
“Parteira aqui a gente chama de mãe”, ensina o professor Ozéias Santos, que ganhou vida pelas mãos de uma dessas mulheres. Hoje, na comunidade de Paus Altos, as novas vidas são amparadas por Antônia de Almeida, Dona Diú, 79 anos. Filhos próprios, ela tem seis. De outras mulheres, não faz ideia. “Perdi as contas, meu filho. Foi muito menino que já tirei”, diz ela, que fez o primeiro parto aos 18 anos. O ofício de parteira, ninguém lhe ensinou. Dona Diú acha que foi um dom passado a ela por Nossa Senhora do Bom Parto. Orgulha-se de nunca ter perdido uma criança e garante que “nenhuma mãe se deu mal”. Com mãos e espírito firmes, pede desculpa pelos gritos de uma filha com deficiência mental  que ela mesma cuida. Na lida, se utiliza das mesmas dicas que dá a todas as mães na hora de dar à luz: “Calma, paciência e coragem”. Coragem é o que não falta em Francisca Barbosa Almeida, 73 anos, 14 filhos, 18 netos e muitas dores deixadas por um derrame sofrido há oito anos na perna direita. “Se você chegar aqui quatro e meia da manhã e eu não tiver com o café pronto é porque estou doente”. Na comunidade do Santo Antônio, Francisca tem fama de jamais deixar um samba antes de a roda acabar. E não para por aí. “Trabalho na roça ainda. Tenho milho, feijão e fumo”, afirma. De memória viva, Francisca lembra muito bem de ter respondido ao Censo 2010. Perguntaram sua cor? “Perguntaram. Sou preta, moço. Tem coisa mais bonita? Olha esses meninos aí”, aponta para os netos. “Tudo bonito, brilhando...”

Das dez cidades mais negras, oito estão na Bahia
Lorena Caliman

Das dez cidades do país com maior porcentagem de declarados pretos no censo de 2010, oito estão na Bahia. Para o antropólogo Jeferson Bacelar, professor e coordenador do Centro de Estudos Afro-Orientais (Ceao) da Universidade Federal da Bahia (Ufba), isso se deve ao fato de ter havido concentração de escravos negros na Bahia e, depois, a demografia do estado não ter sofrido transformações ao longo dos séculos. O professor compara a demografia da Bahia à de estados como o Rio de Janeiro, que também recebeu grande quantidade de escravos africanos, mas que também atraiu imigrantes europeus ao fim da escravidão. “O Rio de Janeiro se desenvolveu, atraiu novas populações, de imigrantes europeus”, explica. Junto ao fato de não ter recebido populações diversificadas, está também a continuidade das populações que aqui estavam desde o período escravocrata, que se mantiveram, segundo ele, nas mesmas atividades. “A composição demográfica da Bahia, por incrível que pareça não mudou quase nada desde o século XIX”, conclui. Os outros dois municípios do ranking estão no Maranhão e no Tocantins. Confira o mapa.(As informações são do correio)

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Salve Jorge: Pepeu entra para quadrilha do tráfico de mulheres


O jovem Pepeu (Ivan Mendes) não é boa coisa e todo mundo já percebeu isso. Nos próximos capítulos de 'Salve Jorge', o rapaz vai tomar uma decisão que mudará sua vida. Ele vai aceitar a proposta de entrar para a quadrilha que trafica mulheres para o exterior.

Acompanhe aqui o resumo das novelas

Como gosta de dinheiro, o rapaz ficará deslumbrado pela quantia que lhe será paga e passa a aliciar as meninas, além de ficar responsável pelo cativeiro onde elas ficarão mantidas.

O que ele não espera é que Helô (Giovanna Antonelli), mãe de sua esposa Drika (Mariana Rios), começará a investigar o caso de tráfico de pessoas e ele passa a ser alvo da própria sogra.

Morre aos 61 anos ator e diretor Marcos Paulo


O ator e diretor Marcos Paulo, 61 anos, morreu na noite deste domingo (11) vítima de uma embolia pulmonar. Ele foi diagnosticado com câncer em maio de 2011 e no ano passado chegou a fazer uma cirurgia para remover um tumor no esôfago.

Marcos Paulo descobriu a doença durante exames de rotina em que detectaram o tumor e, assim, deu início ao tratamento contra a doença. Na última sexta-feira (09), Marcos Paulo participou do 9º Amazonas Film Festival, que aconteceu em Manaus, onde recebeu um prêmio.

O ator nasceu em São Paulo e foi criado no bairro do Bixiga. Filho de pais adotivos, Marcos foi ator, diretor, produtor, autor de TV Vicente Sesso e começou a trabalhar na TV Globo no ano de 1970. 

Marcos chegou à TV atuando na novela “O morro dos ventos uivantes”, da TV Exclesior, em 1967, aos 16 anos. A estreia dele como ator na Globo, sempre em papéis de galãs de boa-índole, aconteceu em 70, na novela "Pigmalião", de Vicente Sesso.

Em seguida, trabalhou em Próxima Atração (1970) e em Minha Doce Namorada (1971). O primeiro vilão de sua carreira foi Rafa, o líder de uma gangue de motociclistas arruaceiros na novela O Primeiro Amor, de Walther Negrão.


Além das novelas, Marcos também produziu alguns programas da TV Globo como 'Você Decide', 'Malhação', 'Estação Globo' (especial de fim de ano) e, mais recentemente, 'Os Caras de Pau', que vai ao ar todos os domingos pela tarde.(Correio)

Dilma gastou quase R$ 437 mil em viagens durante eleições municipais


As despesas de transporte das viagens que a presidenta Dilma Rousseff fez durante a campanha eleitoral das eleições municipais de outubro somaram R$ 436.953,06, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira (12) pela Secretaria-Geral da Presidência. A conta foi paga pelo PT, partido da presidenta.
No primeiro turno, Dilma fez duas viagens para apoiar candidatos do PT que concorriam às eleições municipais: São Paulo, onde Fernando Haddad disputava a prefeitura, e Belo Horizonte, em que apoiou Patrus Ananias. Os custos referentes ao uso de transporte oficial, aéreo e terrestre das duas viagens, segundo a secretaria-geral, custaram R$ 110.570,28
As idas a Manaus, onde a presidenta apoiou a candidata Vanessa Graziotin (PCdoB), a Campinas, em que o petista Marcio Pochmann disputava a prefeitura, a Salvador, para apoiar Nelson Pelegrino, e mais uma parada em São Paulo – todas no segundo turno – custaram mais R$ 326.382,78. As informações são da Agência Brasil. 

domingo, 11 de novembro de 2012

‘Os baianos votariam em mim se eu fosse candidato aí?’, questiona Jean Wyllys, eleito o melhor deputado do ano

O jornalista baiano e deputado federal pelo PSOL no Rio de Janeiro, Jean Wyllys, foi o vencedor da sétima edição do Prêmio Congresso em Foco, ao lado do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), como o melhor parlamentar do ano de 2012. Com 38 anos de idade, apenas dois na Câmara, Wyllys é mestre em Letras e Linguística e milita no movimento gay. Em entrevista ao Bahia Notícias, ele disse ter sido surpreendido com a homenagem. “Eu achei que o Chico [Alencar–PSOL/RJ] iria ganhar e eu ficaria em segundo lugar. 

Mas achei ótimo, de bom grado. Fiquei feliz”, afirmou. O socialista apontou que a premiação é fruto da sua atuação na Câmara diante de várias bandeiras, não apenas pela causa gay. “As pessoas se identificam com o trabalho que faço, com as lutas que travo. Não é só contra a homofobia, mas é um trabalho plural. Atuo pela promoção do direito à saúde, enfrentamento contra a opressão aos indígenas, na educação, cultura”, enumera Wyllys alguns dos fatores que considera relevantes para a conquista. Segundo ele, a premiação desperta responsabilidade. “Os olhos do país inteiro estão voltados para meu mandato”, avalia e destaca que ele representa o Rio, mas batalha para Brasil inteiro por trabalhar, por exemplo, na promoção dos direitos humanos, isso “interessa do Oiapoque ao Chuí”. Parte da votação para eleição do parlamentar do ano aconteceu pela internet, onde internautas registravam suas escolhas, mas para o deputado, usuário ativo das redes sociais, o mundo virtual é apenas mais uma das suas tribunas. “Até pela minha formação na área de comunicação, tenho um domínio muito grande das palavras. Isso faz com que eu use a rede com mais destreza que outros deputados. 

A rede é uma das tribunas que atuo”, compara. Questionado se poderia se candidatar nas próximas eleições pela Bahia, Jean Wyllys conta que é preciso avaliar muitos fatores. “Tenho que levar em conta muita coisa da minha vida pessoal. Eu vou me candidatar em 2014, mas espero chegar lá para definir. A questão que deve ser feita é: os baianos votariam em mim se eu fosse candidato aí? Iriam apostar na renovação da política?”, indaga o vencedor do Big Brother Brasil (BBB) em 2005 na Rede Globo que também é escritor, com três livros publicados, professor universitário na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Universidade Veiga de Almeida (UVA), ambas no Rio. Ao todo, 51 políticos foram premiados na cerimônia realizada nesta quinta-feira (8), em Brasília. Conforme a votação da internet, eles receberam troféus, placas e certificados, que atestam o bom desempenho parlamentar, na avaliação de 186 jornalistas e do público.Entre os representantes da Bahia no Congresso Nacional, o senador Walter Pinheiro (PT) foi apontado como um dos dez melhores do ano, no 6º lugar. Na Câmara Federal, o destaque foi para o futuro prefeito de Salvador, o deputado federal ACM Neto (DEM), que ficou na 14ª colocação entre os 25 melhores. O democrata também foi destaque como “parlamentar do futuro”, categoria que condecora os congressistas com menos de 45 anos.(Bahia Notícias)

Salve Jorge: Théo e Morena fazem as pazes e dão um beijaço no meio da rua

O romance entre Théo (Rodrigo Lombardi) e Morena (Nanda Costa) é mais forte do que o próprio casal imagina. Segundo informações da TV Globo, depois da primeira grande briga, Morena acabando dando de cara com Théo.

Ela rasga o cheque que ele deixou e por segundos ambos se olham nos olhos. É nesse momento que Theo segue seu coração e agarra sua noiva lhe dando um beijão no meio da rua. A cena vai ao ar nesta segunda-feira, dia 12 de novembro.(Correio)



quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Agora é oficial: Saulo Fernandes confirma saída da Banda Eva


Na noite desta terça-feira (7), Saulo Fernandes confirmou o que muitos já sabiam. Ele vai deixar o grupo Eva, que comandou por mais de 10 anos. Em entrevista ao BATV, da TV Bahia, o cantor foi sucinto quanto questionado pela jornalista Wanda Chase se o Carnaval de 2013 seria seu último à frente do grupo de axé. Encabulado ele apenas respondeu: "É, verdade, Wandinha".


A entrevista completa com o artista vai ar nesta quarta-feira (08), durante o Bahia Meio Dia. Já à noite, no show do Eva na Concha Acústica do TCA, Saulo oficializa a sua saída para o público e os fãs da banda.

Comenta-se nos bastidores do axé que Felipe Pezzoni, da banda Mil Verões, irá substituir Saulo, mas nada foi confirmado ainda.Recentemente, um dos integrantes da banda revelou à reportagem do iBahia, que assim que o cantor deixasse o Eva, os músicos os seguiriam em sua carreira solo. "Não posso adiantar muito sobre a situação. Ele vai divulgar em breve, mas com certeza ele vai levar todos da banda com ele", revelou o músico, que preferiu não se identificar.

Trajetória
Saulo passou a comandar o Eva em 2002, substituindo Emmanuele Araújo. Durante seu período no grupo, o músico agregou à seu currículo diversos prêmios como destaque no Carnaval em Salvador, entre outros.

Um dos momentos especiais da trajetória do cantor na banda foi seu CD 'A Casa Amarela', em 2008, gravado ao lado de Ivete Sangalo. As músicas do disco, voltadas para o público infantil, foram de autoria dele e de Veveta.

Além disso, Saulo foi um dos principais responsáveis pelo sucesso dos CD's 'Veja Alto, Ouça Colorido', 'Lugar da Alegria' e 'CNRT', atual disco de trabalho do grupo e que o músico ajudou a compor a maioria das músicas.

Durante o período em que esteve à frente do Eva, Saulo conseguiu imprimir sua marca no grupo, compondo belíssimas canções, além de trazer consigo uma legião de fãs e admiradores.(As informações são do ibahia)

Obama é reeleito presidente dos EUA


Obama é reeleito presidente dos EUAO presidente americano Barack Obama foi reeleito nesta terça-feira (6), em disputa com o republicano Mitt Romney. Com a vitória nas urnas, ele se tornou o segundo democrata a conseguir a reeleição desde o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, ao lado de Bill Clinton, que conquistou o feito com uma situação econômica bem melhor. “Isto aconteceu graças a vocês, obrigado. Mais quatro anos”, comemorou Obama no Twitter.

Outra marca foi quebrada com a vitória de Obama, já que, anteriormente, nenhum outro presidente americano havia conseguido a reeleição com um índice de desemprego superior a 7,2%. Partidários do democrata comemoraram o resultado eleitoral assim que as principais redes de televisão noticiaram a vitória de Obama, com base em projeções, com pelo menos 274 votos no Colégio Eleitoral, quatro além do necessário para derrotar o ex-governador Romney.

Da Redação

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Caso Monte Santo: Juiz investigado em caso de adoção na Bahia alega intimidação ao Judiciário


Então responsável pela comarca de Monte Santo, município baiano onde houve denúncia de adoção irregular de crianças, o juiz Vítor Manoel Xavier Bizerra disse nesta terça-feira (6) que as informações sobre o caso da guarda de cinco crianças de uma mesma família têm sido distorcidas. Ele alegou também que há tentativa de intimidação ao Judiciário no trabalho de proteção aos menores.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou, no mês passado, que a Corregedoria do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) investigasse se o juiz Vítor Bizerra cometeu irregularidade ao autorizar que as cinco crianças fossem retiradas da guarda dos pais e entregues para adoção a quatro casais de São Paulo. Ele foi ouvido nesta terça-feira (6) na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Pessoas na Câmara dos Deputados.

O magistrado alega que há tentativa de intimidar o Judiciário de deferir medidas de proteção a menores, cuja consequência é “colocar abaixo muitos anos de trabalho dos conselhos tutelares”. Bizerra disse ainda que não se arrepende da decisão que tomou com relação ao caso e que a tomaria novamente, considerando as informações que tinha no momento e que as crianças estavam em situação de risco. 

"Muitas pessoas nesta região [sertão da Bahia] se entregam às drogas e negligenciam o adequado cuidado com os filhos. Em face dessa situação socioeconômica, existem situações em que as crianças precisam de uma infraestrutura melhor”, defende-se Vítor Bizerra.(Correio)


Da Redação

Eleições municipais têm menor custo dos últimos 16 anos

As eleições municipais de 2012 tiveram o menor custo desde a adoção do sistema de votação por urna eletrônica, em 1996. Segundo dados divulgados hoje pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as eleições custaram R$ 2,81 por eleitor – em 2008, últimas eleições municipais, a média foi R$ 3,75, e em 2000, R$ 4,45. Mesmo com aumento do número de eleitores, o gasto bruto total também é o menor em relação aos anos anteriores: R$ 395,2 milhões. 

De acordo com a presidenta do TSE, ministra Cármen Lúcia, vários fatores podem ter influenciado essa redução, entre eles os avanços na informatização. “A eleição é uma operação complicada, grandiosa. Quanto mais se informatiza, a tendência é baixar os custos”, explicou Cármen Lúcia.(BN)

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Salve Jorge: Théo dá um basta em seu relacionamento com Morena


Os momentos de felicidade de Morena (Nanda Costa) e Théo (Rodrigo Lombardi) estão prestes a chegar ao fim em ‘Salve Jorge’. O motivo da separação do casal seria a briga entre a moça e Beto (Sacha Bali). 

Chateada, mas arrependida da confusão, Morena vai à procura de seu amor no regimento. O rapaz, por sua vez, não aceita conversar com ela. Mesmo assim a moradora do Alemão não desiste e vai à casa do rapaz para esclarecer tudo o que aconteceu.

Théo continua furioso e chateado com a situação. Ela explica que só tentou se defender, mas ele não aceita suas desculpas. “Théo, não faz isso, Théo. Se a gente se gosta de verdade não é por causa de uma briga, de uma primeira briga...”, insiste ela, mas Théo não cede.

Orgulhosa do jeito que é, Morena desiste. O rapaz diz que vai pagar os gastos do vestido do casamento, mas ela rejeita. “Não sou mulher de trocado, não! Engole o teu dinheiro, tá?”, diz ela, que logo em seguida deixa Théo.(iBahia)

sábado, 3 de novembro de 2012

Enem 2012: Gabarito do primeiro dia de prova


Atenção: questões marcadas com o símbolo * permitem duas alternativas corretas
PROVA ROSA
010203040506070809101112131415
CEBDDCDAECEAAAB
161718192021222324252627282930
DEBABEEEEEEECBB
313233343536373839404142434445
ECACDCDAADABECE
464748495051525354555657585960
DDABECEEBEBCEED
6162*63646566676869707172737475
AB/EDDABAEBCBAEEA
767778798081828384858687888990
CDCDACBCCBEBACE

PROVA AZUL
010203040506070809101112131415
EAEBAABDCBBDDCE
161718192021222324252627282930
EEECEBCDADCEDAE
313233343536373839404142434445
CABEEEABEECACDA
464748495051525354*555657585960
BAEBEEDAB/EDDDABC
616263646566676869707172737475
CBAEEACDCDECEAC
767778798081828384858687888990
BDACCBEBACEEBEB

PROVA AMARELA
010203040506070809101112131415
CBBECAEAAABDEBC
161718192021222324252627282930
DCEEEEECEBDDCCD
313233343536373839404142434445
AADABEABEEEDAEC
46474849*5051525354555657585960
CBAB/EDDACEEDABAE
616263646566676869707172737475
BEEAECEACBDDABE
767778798081828384858687888990
BEBBACEBECCCDCD

PROVA BRANCA
010203040506070809101112131415
AABDEEEEEACBBCE
161718192021222324252627282930
BEBDDCCDDAECABE
313233343536373839404142434445
EECDACEADABEECA
464748495051525354555657585960*
EEDABAEBCBAEEAB/E
616263646566676869707172737475
DCDCDCDDABECEEB
767778798081828384858687888990
EBACBBACEDABECC

Da Redação