segunda-feira, 9 de abril de 2012

Colunista Gauba Rejane - Nunca é tarde para se gostar de LER

Um dia...
Perguntei-me porque tenho que aprender a gostar de ler? A minha cabeça não compreendia e nem aceitava a resposta que aparecia.  Mais como gosto de anjos, Deus colocou um ao meu lado, que fez um convite para uma viagem muito especial, onde eu iria encontrar algo inesquecível e assim foi durante três dias, quatro anjos tentavam mostrar para mim a importância da leitura, foram me encantando, conquistando aos poucos, quando descobrir estava com um livro nas mãos, e nele contava a história de um pequeno índio, que perdera sua família para um incêndio provocado por homens sem caráter e escrúpulos. A história foi me envolvendo de uma forma que acabei de lendo o livro em uma noite, livro este que guardo em minhas lembranças e que de vez enquanto acabo contando a sua linda história.

Voltando ao ter que aprender a gostar de LER, foi através de um Projeto que na época era Mala de Leitura, e hoje se chama “Projeto Baú de Leitura”, aqueles anjos que mencionei anteriormente me fizeram provar dessa fonte que é a metodologia do projeto, degustando, sentindo ao pegar em cada livro ou ouvindo a história contada uma forte emoção que não sei explicar com palavras, somente aprendi que a Leitura revigorou a minha vida, os meus olhos enxergam além do que é possível ver, quando abro um livro é como se estivesse deliciando aquele melhor prato de minha mãe, ou aquele bolo que está na confeitaria. É o doce mais doce que já provei, são os sentimentos mais sinceros que tenho ao me envolver com a leitura.

Sabe a história do livro que contei “ O último Curumim da autora Isabel Vieira” ele se agarrava a uma caixa preta de onde saia uns ruídos estranhos que ninguém compreendia, mais ali estava toda a sua história de vida, agora eu digo que quiser saber do começo ou fim da história terá de aventura-se abrindo o livro e ler!
Esse é o grande passo que você ainda talvez não fosse convidado a dá, é hora de agir, mover, ação para levantar a bandeira da leitura transformadora, acredite ainda é tempo de gostar de LER!

Garanto, hoje estou com 12 anos de Projeto Baú de Leitura e minha vida se iluminou, só tenho a agradecer aos meus anjos que me seduziram neste mundo da leitura.

Zhara, Jussara Secondino, Vera Carneiro, Dete, Cleonice, e outras que passaram por minha vida leitora e deixaram marcas harmoniosas de paixão e sedução pelo ato de LER por PRAZER.

Gauba Rejane Oliveira de Ana

Um comentário:

  1. Grande Gauba, parabéns pela coluna. Estou sempre por aqui nesse blog, vou te acompanhar nas inspiradas reflexões suas. Um abraço a todos aí da Educação do Campo de Araci.

    ResponderExcluir