quarta-feira, 23 de maio de 2012

Dermatologista dá dicas para cuidar melhor da pele neste inverno


Uma das estações preferidas das mulheres, no inverno é que elas se sentem mais elegantes. Tempo bom para passear, namorar e comer, a temporada tem também desvantagens. Uma delas é sentida literalmente na pele, que pode ficar ressecada. Perdem-se o brilho e a elasticidade, os sulcos ficam mais aparentes e ásperos.
Cada tipo de pele demanda um cuidado específico, ainda mais no inverno seco, em que todos os tipos ficam mais suscetíveis à perda da camada de proteção. Para ajudar nessa tarefa, a dermatologista Maria Cristina Mesquita deu algumas dicas de cuidados especialmente para essa temporada. Afinal, na época mais elegante a pele não pode atrapalhar o look. Veja os principais trechos da entrevista.
Danos à pele
O inverno é a época mais difícil para cuidar da pele, por causa de ressecamentos e rachaduras e rugas que teimam em aparecer. Isso acontece porque a barreira de proteção da pele perde água, ao ser agredida pelo frio, banhos quentes e sabonetes. Isso torna a pele áspera, descamativa e opaca. Também perde-se elasticidade, tornando a pele com aspecto de papel amassado e marcada por pequenos sulcos – as rugas.
Cuidados principais
A hidratação é um fator muito importante para manter a fisiologia  e o aspecto da pele, principalmente
nos meses mais frios. As áreas mais afetadas são o rosto, mãos e lábios. Os hidratantes funcionam como barreira contra a perda de água. Uma das formas mais simples e eficazes de restaurar e manter a hidratação da pele é a aplicação de produtos cosméticos com essa finalidade. Para os lábios, os batons com princípios hidratantes, além de um veículo com óleos essenciais e silicone, formam uma barreira mantendo as propriedades de plasticidade, elasticidade e flexibilidade.
Verão x inverno
Temos de tratar a pele do corpo no verão e inverno de formas diferentes. No verão, o clima é úmido e causa pouca perda por evaporação, portanto os hidratantes devem ser menos oleosos. Já o inverno pode levar a alterações no equilíbrio hídrico da pele, prejudicando sua funcionalidade e tornando sua aparência opaca e áspera. Nessa época, os hidratantes devem aumentar o coeficiente de umidade da superfície, restaurando assim a função de barreira da pele.
Pele seca
Peles diferentes requerem cuidados diferentes. A pele seca é a que mais sofre no inverno. Normalmente mais sensível, é nessa estação que vai atingir o auge do ressecamento e da desidratação. Para não deixar que esse ressecamento se torne problemático, o ideal é redobrar os cuidados com a hidratação da pele. Só mesmo uma superlubrificação pode compensar a deficiência da produção das glândulas sebáceas. Para isso, o ideal é usar umectantes hidrófilos, com grande poder de retenção de água na pele. Geralmente são produtos à base de ureia, lactato de amônio, ácido hialurônico e óleos em geral.
Proteção da pele
O banho quente, sabonetes e a bucha são os grandes vilões para desequilibrarem e agravarem a pele seca. A limpeza da pele seca deve ser feita com loções que não deixam resíduos ou sabonetes com baixo poder de saponificação.
É preciso também ficar atento com o sol. Muita gente se descuida do protetor solar durante o inverno porque aparentemente a incidência solar nessa época diminui. Isso é mito, principalmente em nossa região, onde temos o céu mais limpo, com o sol presente na mesma intensidade. Só o vento é mais frio, dando a sensação de que o sol é mais fraco. Temos de usar filtro da mesma forma que no verão, com fator de proteção em torno de 30.
Cosméticos
Uma das maiores contribuições da ciência para a dermatologia nos últimos tempos está hoje bastante embasada na capacidade de manipular, criar e avaliar materiais em um bilionésimo de vezes menor que o metro: a nanotecnologia. Ela promoveu uma série de mudanças na forma de tratar a pele. O que foi apresentado em um congresso americano deste ano são produtos formulados com nanotecnologia. Eles impedem a desestabilização das substâncias no seu interior.
Assim, o produto age diretamente sobre o problema. Também há a possibilidade de associação de ativos em uma mesma fórmula, que, se não são protegidos, seriam totalmente incompatíveis. A escolha do produto vai depender das características da pele e esse é o papel da dermatologia, encontrar o produto adequado para cada tipo de pele, de acordo com seus problemas, como acne, poros abertos, manchas. Esses produtos são manipulados individualmente, portanto com maiores chances de serem eficazes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário