terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Após recesso na Bahia, Dilma volta para Brasília nesta terça-feira (8)

A presidente Dilma Rousseff deixou a praia de Inema, na Base Naval de Aratu, nesta terça-feira (8). Ela embarcou para Brasília da Base Aérea de Salvador no início da tarde. De acordo com a assessoria da Presidência da República, não há nenhum compromisso oficial marcado na agenda da presidente para o restante do dia.

Dilma estava na Base Naval desde 28 de dezembro. Ela passou a virada do ano na área pertencente à Marinha acompanhada da filha, Paula Araújo, do genro, Rafael Covolo, do neto Gabriel e da mãe Dilma Jane. A passagem da presidente pela praia de Inema foi discreta. Ela aproveitou a folga para ler livros e descansar.

No sábado (5), Dilma recebeu o governador Jaques Wagner, e a primeira-dama do Estado, Fátima Mendonça, em um almoço. O assunto discutido não foi revelado pela assessoria da Presidência.

Este foi o segundo ano consecutivo que a presidente passou o reveillon no local também conhecido por abrigar um impasse entre quilombolas e a Marinha, que disputam uma área de 300 hectares.

Reservatórios de hidrelétricas
De acordo com a Agência Brasil, a previsão era que a presidente voltasse ao trabalho na quinta-feira (10). A volta antecipada de Dilma ocorre na véspera da reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), que avalia nesta quarta-feira (9) a situação do suprimento de energia no país. O baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas tem preocupado o governo.

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), atualmente os reservatórios da Região Nordeste operam com 31,61% da capacidade, enquanto os da Região Norte com 41,24%. Para suprir a demanda de consumo, todas as termelétricas estão em funcionamento.

De acordo com a Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Energia Elétrica (Apine), os reservatórios das hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste encontram-se no mais baixo nível para o mês de janeiro desde 2001, ano do último racionamento de energia elétrica no país. A capacidade armazenada atual nos lagos das usinas é 28,9%.

Protesto
Na manhã do dia 2 de janeiro, os moradores do Quilombo Rio dos Macacos realizaram um protesto na praia de São Tomé de Paripe, no subúrbio ferroviário de Salvador, ao lado da Base Naval. Eles exigiam uma reunião com a presidente para tratar do impasse entre a comunidade e a Marinha.

Membros da comunidade levaram faixas à praia com frases como: "Queremos nosso território". Eles denunciam os abusos e ameaças de militares contra os quilombolas que, segundo membros da associação dos moradores, são praticados há cerca de 40 anos..

Uma dos pedidos de representantes do quilombo à presidente Dilma é que o Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) seja publicado no diário oficial, garantindo a posse do território para a comunidade.(Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário