quarta-feira, 20 de junho de 2012

Árbitro, o responsável por fazer cumprir as regras futebolísticas


No centro o Árbitro Araciense Frankliney Carvalho 

O árbitro de futebol popularmente chamado de juiz é o responsável por fazer cumprir a Carta Magna do Futebol (Livro de Regras), o regulamento e o espírito do jogo, intervir sempre que necessário, no caso quando uma regra é violada ou algo incomum ocorre. Geralmente os árbitros são designados ou nomeados pelas confederações, federações e ou associações que estão inscritos.
No futebol, esporte regulado pela FIFA, a figura do árbitro está prevista na regra cinco da Carta Magna. A partida de futebol também conta a presença de mais dois árbitros assistentes, também conhecidos como bandeirinhas, e com um quarto árbitro (ou árbitro reserva), em algumas competições oficiais com autorização da FIFA têm mais dois árbitros que são chamados de adicionais.

Cada regulamento de competição determina quem deverá substituir quem, caso algum dos componentes da equipe de arbitragem não se sinta bem, se lese ou falte à partida à qual foi designado. Os árbitros assistentes estão previstos na regra seis.

 As regras do jogo são revistas e, se necessário, modificadas, na reunião anual realizada pela entidade International Football Association Board (IFAB). Esta entidade é composta por oito cadeiras: quatro da FIFA e mais quatro dos países fundadores (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda).

Cada partida é dirigida por um árbitro, o qual terá autoridade total para fazer cumprir as regras do jogo para o qual tenha sido designado. Ele trabalhará em cooperação com os árbitros assistentes e o quarto árbitro.

Segundo a regra, as decisões do árbitro sobre fatos em relação ao jogo são definitivas. O árbitro poderá modificar a sua decisão unicamente quando percebe que é incorreta ou, se o julga necessário, conforme uma indicação por parte de um árbitro assistente, sempre que ainda não tenha reiniciado ou terminado a partida.

No Brasil, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) é quem publica e faz cumprir as determinações expedidas pela FIFA. A Carta Magna do Futebol pode ser encontrada no site: CBF (Livro de regras).

Nenhum comentário:

Postar um comentário