quarta-feira, 20 de junho de 2012

Valente: PT define Eduardo Cedraz como vice de Ismael em convenção

Ficou definida na tarde do último domingo (17) a chapa da Coligação Juntos por Valente, Eduardo Cedraz será mesmo o vice do prefeituravél Ismael. A convenção do PT  reuniu mais de 1600 pessoas dentro e em torno da Casa da Cultura. A organização parece que adivinhou a quantidade de pessoas que participariam. Montou um telão na sala da recepção e colocou um carro de som ao lado para possibilitar que as pessoas acompanhassem a movimentação e discursos.
Apesar de esperado, algumas pessoas que restaram no grupo da situação não acreditavam que o vice seria Eduardo Cedraz pelo fato dele estar na eminência de ser cassado definitivamente, juntamente com Ubaldino. Além de perder os direitos políticos, a chapa ficaria prejudicada. Mas o grupo liderado pelo médico Gelson Carneiro (Dr. Gelson) resolveu apostar e diz ter uma "carta na manga" para o caso das coisas não correrem conforme o planejado.

"Uma conve
nção histórica por vários sentidos" gritou uma professora. Animada, ela explica que a convenção é histórica por vários motivos: primeiro, há uma união entre dois grupos distintos e historicamente rivais: os Motas e parte dos Cedraz. Segundo porque nunca houve uma coalizão tão grande em torno de um projeto, numa candidatura de esquerda. Terceiro, a casa da cultura nunca esteve tão cheia, gritando dois nomes, Ismael e Eduardo. E lista da senhora segue, de tão extensa. Em entrevista, a vereadora Leninha afirmou que as lideranças são bem vindas para fortalecer o grupo.  "Valente demonstra é possível algo diferente, pensado em um projeto que transforme a vida da sociedade, com políticas públicas permanentes, independentes do governantes que esteja à frente da administração. Rumo à campanha, com trabalho e suor, a vitória vem".

O evento foi longo, durou toda a tarde e entrou pela noite. Marcado por forte calor. Na abertura, foi exibido imagens das campanhas anteriores de Ismael e feito um minuto de silêncio em memória do político e espírita, Edinho Grandi. Não podendo comparecer, o vice-governador da Bahia, Otto Alencar, (PSD) gravou um vídeo explicando como se deu as negociações em torno da aliança com o Ismael. Deu seu aval na aliança e garantiu total apoio à chapa.

Entre os presentes na convenção, estavam as lideranças: Dr. Toninho, Reinaldo Ramos Rios, Doutor Gelson, o presidente 
Estadual do PT, Jonas Paulo; do deputado Federal pelo PT, Zezeu Ribeiro, a prefeita de Itiuba, Cecília Petrina; Luiza Maria (através de Edísio Nunes), representando o vice governador Otto Alencar (Silvio Roberto Habbib - Betinho); representando o governador Jaques Wagner - o secretário de Relações Institucionais - Paulo César Lisboa; Givaldo (da Direc 12); vereador Agnaldo do Recreio; o professor e sociólogo Ildes Ferreira e o deputado suplente - Urbano Carvalho.

O vereador Regi Mota (PTN) também não pode estar presente, alegando em vídeo gravado afazeres profissionais. "Esse grupo é a nova cara de Valente. Essa é uma nova caminhada que nós devemos estar empenhados nessa vitória justa para Valente. Vamos à vitória" conclama Regi. 

Jonas Paulo: "Eu queria aproveitar para dizer que nós temos hoje duas convenções na cidade. Uma aqui dentro (do auditório) e outra lá fora (assistindo via telão e ouvindo pelo carro de som), que é muito maior do que essa que está aqui dentro". Chamou a atenção para a presença do Secretário de Relações Institucionais, César Lisboa, como a presença direta do governador: "Aqui está o maior representante político do governador Jaques Wagner". Reforçou que os partidos que compõem a base aliada de Dilma e Wagner foram juntadas para o governo de Ismael. "Sinal de que o povo quer mudança", reforça.

O deputado Zezeu Ribeiro lembrou das campanhas que fez com Ismael e citou vários ex-prefeitos presentes no grupo. "Venho aqui, agora, para apoiar mais uma vez a candidatura de Ismael. É a terceira campanha de Ismael e é a terceira campanha que a gente faz juntos. Fui bem acolhido como deputado federal em Valente e isso estabelece uma relação importante. Temos aqui três prefeitos que são uma parte importante da memória significativa da nossa sociedade: os companheiros Toninho, Reinaldo (Ramos) e Dr. Gelson que vieram para ajudar num projeto para Valente". Zezeu destacou o projeto de interiorização do desenvolvimento da Bahia. Lembrou das ações que visam mudar a realidade do desenvolvimento da Bahia, como as ações de fortalecimento da agricultura familiar, injeção de recursos nas economias locais com o Bolsa Família, política de ganho real ao salário mínimo, que há princípio o governo queria que fosse 100,00 dólares. Hoje, é uma realidade ainda melhor. Lembrou da crise que a Apaeb sofre com as frequentes quedas do dólar e afirmou que novidades vão sair na próxima semana para fortalecer o projeto apaebano. Para fechar, vê a possibilidade de avanços do partido no território. "Vamos fazer mais umas cinco prefeituras: Bando, em São Domingos; Zé Hamilton, em Santa Luz, Reelegendo Osni Cardoso em Serrinha, Assis da Caixa em Coité e Ismael em Valente".
Gelson Carneiro lembrou que ainda jovem foi prefeito de Valente e hoje trabalha em sua clínica prestando serviço social. Mas disse que não se considera liderança, como afirmaram. Disse que apenas se considera uma pessoa que aglutina grupo em torno de um projeto. "Não quero criticar as administrações anteriores, nem a atual. Apenas quero que o povo entenda que Valente agora tem um nome respaldado, quase unânime, que será um nome de visão, de conhecimento internacional, que tem projeto e o governo do Estado pode ajudar, além do governo federal. E a cidade de Valente certamente vai gerar mais empregos, que é importante para evitar que conterrâneos se migrem para outras regiões. Eu quero ratificar meu apoio. Certamente Ismael e Eduardo, vocês serão escolhidos prefeitos", declara Gelson.
César Lisboa: "Vim aqui exatamente por três motivos. Primeiro, o governador Jaques Wagner tem trabalhado com a idéia de que é necessário, cada vez mais, unir todos os partidos da base aliada, que forma nossa aliança. Vocês aqui deram um belo exemplo para a Bahia. Ele contou que o segundo exemplo foi conhecer Eduardo Cedraz, em uma reunião articulada pela vereadora Leninha e ver nascer a partir dali a aliança. A terceira e última é porque acompanha o trabalho que Ismael tem realizado na APAEB. "No fundo, no fundo... Outros municípios devem estar com raiva de vocês. Por ter uma chapa tão boa dessa para poder colocar como prefeito e vice dessa cidade", finalizou.

Antes do discurso, o presidente do PR pediu uma salva de Palmas para Romilson e Vado, vereadores pelo PR. Começou classificando como difícil a batalha que travou, nos últimos dois meses, para manter-se no partido. E partiu para o ataque: "Esse esforço (em tomar o partido) partiu de um prefeito cassado que nós temos em nossa cidade. Partiu de um prefeito covarde que não tem moral onde chega, para me tomar o partido". Disse que o prefeito não tem competência para construir obras com recursos próprios (ficando na dependência apenas dos governos federal e estadual), mas que é bom em fazer intrigas entre ele (Luciano) e Dr. Gelson. Prometeu que, durante a campanha, vai falar novidades a respeito da atual administração.

Romilson Cedraz afirmou que não tem medo de quem anda falando mal dele. Disse que é vereador pela sexta vez porque trabalha e é empregado do povo. Mandou recado: "Eu sou empregado do povo, eu não sou empregado de chefe político nenhum". Agradeceu ao presidente Luciano pela oportunidade no PR e pediu a benção divina. "Que Deus abençoe a gente nessa caminhada", finalizou.

Ivanilton: "Essa é uma data de festa. Esse é o primeiro passo de uma construção, de uma história nova para Valente", assim começou o discurso de Ivanilton Araújo, candidato a vereador pelo PSD. Ele fez uma homenagem a quem considera o grande articulador do grupo, Dr. Gelson. "O centro avante se chama Ismael Ferreira e o ponta de lança é Eduardo (risos). Esses dois têm funções determinadas por nós, mas nós desse time jogamos em qualquer posição e vamos vencer a eleição para Valente ser melhor".

Betinho, citando o ex-presidente Lula, falou que a aliança da Coligação Juntos por Valente é um banho de democracia. Anunciou um projeto de instalação de energia solar na Fábrica de Tapetes e Carpetes, no valor de 450 mil reais. Betinho disse que o projeto está perto de finalizar. E pediu o apoio do presidente do PT, Jonas Paulo, para acelerar o projeto na secretaria de Indústria e Comercio. Falou dos projetos que participou no Governo Nenenzinho, como a criação da área industrial, onde está instalada a APAEB. Sobre o atual governo municipal, Betinho disse que tem uma grande frustração: "Eu participei dos últimos 7 anos e quatro meses da equipe da atual administração e, inexplicavelmente, apesar de ter apresentado dezenas de projetos, não aproveitaram nenhum projeto. Ismael como empreendedor social, pode contar com esse humilde empreendedor urbanístico".

Emocionado, Reinaldo Ramos Rios lembrou que foi prefeito de Valente por quatro vezes, sem dinheiro para comprar camisas e comprar votos, se referindo à compra de 5 mil camisas que cassou o mandato de Ubaldino. Lembrou que não é mais possível que os valentense tenham que deixar a cidade, para buscar o pão de cada dia em Mato Grosso e Santa Catarina. Afirmou que Pedro Mota pediu que informasse que ele está engajado na campanha de Ismael. "Eu quero dizer que nem todos que estão com Ismael, são do PT. Mas todos que estão com Ismael tem esse mesmo pensamento, essa mesma finalidade, de fazer Valente grande, feliz e bem estar para todos", disse.

O candidato a vice, Eduardo Cedraz, começou a encerrar os discursos em tom de campanha. Afirmou que o governo de Ubaldino é de poucos, que os secretários não tinham vez e agradeceu a Reinaldo Ramos por ter apoiado o nome dele para vice. Lembrou que iniciou o processo de mudança há três anos, quando deu entrevista na Valente FM (Rádio Comunidade) denunciando os erros do prefeito Ubaldino. Por conta de suas atividades profissionais, disse que tentou trabalhar o nome de Betinho para vice, mas não foi possível. Sobre a família, disse: "Quero dizer a vocês que não existe briga nenhuma em minha família. Com família não se briga" orienta. Finaliza com uma frase crítica, se referindo ao prefeito: "O homem que não tem palavra, morre vivo. O homem que tem palavra, quando morre, fica vivo".
O candidato a prefeito, Ismael Ferreira, começou seu discurso apontando algumas diretrizes de sua campanha. "Com a gente não tem mentira, não tem carta escondida, não tem promessa. Nosso compromisso é investir no social e investir na infra-estrutura para que a gente não veja, a cada eleição, as pessoas mendigando por um saco de cimento, por uma feira. Ismael afirma que essa aliança não é somente para ganhar a campanha. "É para governar e para fazer diferente". Pediu que cada pessoa seja um soldado, que ajude a conquistar o voto pelo projeto. "O que a gente quer é ver o que foi feito no Brasil e na Bahia ser feito em Valente". Ismael alertou que as pessoas que participaram do atual governo e não fizeram nada, não foi por incompetência delas, mas do governo que não deixou fazer.
"Ficha Técnica do time"
Partidos que compõem a Coligação presentes ao evento e que comporão a mesa através dos presidentes ou representantes: PT, Gabriel Arcanjo; PR, Luciano Araújo de Oliveira; PMDB, Roberto do Fórum; PTB, Josenilda Gordiano (Jô); PCdoB, Fernando Paes da Mota; PSB, Danilo Eder Carvalho; PTC, Joana Lucia Mota; PTN, Tânea Rios. Candidatos pelo PT de São Domingos, Bando, e por Santa Luz, Zé Hamilton.
Vereadores:
Ainda não está totalmente definidos os nomes para concorrer na chapa proporcional (vereadores). Como o grupo pretende fazer uma grande coligação (chamado por eles de "chapão"), tem muitos candidatos para poucas vagas. Há muitos insatisfeitos, mas o grupo não quer correr o risco de erro de eleições passadas, onde lançou duas coligações e acabou sendo prejudicado no total.

Para ilustrar o exemplo dos insatisfeitos, vamos relatar o caso Vado do Hospital. Ele sempre esteve ao lado do grupo dos Cedraz. Agora vive um problema sério. Sua eleição está ameaçada. Como agora os Cedraz estão divididos por conta da possível candidatura de Zenóbio Cedraz na chapa do prefeito cassado, Ubaldino Amaral e seu partido de filiação (PR) está na mão de Luciano Araújo, que já declarou apoio ao grupo da oposição, Ismael Ferreira. Onde Vado vai ficar? Todo triste, ele participou da convenção do PT e foi ovaciondo quando foi chamado para compor a mesa. Questionado, se já tinha decidido onde ficaria, ele respondeu que não. "Acho que talvez eu não suba nem no Palanque de Ismael, nem no de Ubaldino" amenizou Vado.

Fonte: Notícias do sisal

Nenhum comentário:

Postar um comentário